Energia de Biomassa

- O que é?

Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.


- Como funciona?

A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno e é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.




- Pontos Positivos:

A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia;
A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global;
Se cria oportunidades de empregos nas regiões rurais, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias locais;
Baixo custo de aquisição;
Não emite dióxido de enxofre;
As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;
Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);
Menor risco ambiental.


- Pontos Negativos:

Menor poder calorífico;
Maior possibilidade de geração de material particulado para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particulado;
Dificuldades no estoque e armazenamento.

*Algumas das desvantagens podem ser compensadas através de monitoramento de parâmetros do processo.


- Entre os programas nacionais bem sucedidos no mundo citam-se:

O PROÁLCOOl, Brasil
Aproveitamento de biogás na China
Aproveitamento de resíduos agrícolas na Grã - Bretanha
Aproveitamento do bagaço de cana nas Ilhas Maurício
Coque vegetal no Brasil

_______________________________________________________________

BIOMASSA é o material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica (vegetal, animal, microorganismos). A utilização da energia da biomassa é considerada estratégica para o futuro, pois é uma fonte renovável de energia.

Alguns dizem que a biomassa é a energia do próximo milênio.



Principais formas aproveitáveis da biomassa no estado bruto:
1 - Madeira
2 - Produtos e resíduos agrícolas
3 - Resíduos florestais
4 - Resíduos pecuários
5 – Lixo urbano.

Mais de um quarto da energia usada no Brasil tem origem vegetal. O Balanço Energético Nacional de 2004 registra que de um uso total de 213 Mtep (milhões de toneladas equivalentes de petróleo), 58 Mtep eram de biomassa vegetal, distribuídos em partes mais ou menos iguais entre a lenha e a cana-de-açúcar.

Cerca de 30% das necessidades energéticas nacionais são supridas pela biomassa sob a forma de lenha, resíduos (bagaço) da cana-de-açúcar, fezes de animais (o biogás, dos biodigestores) e outras fontes. Na verdade, as energias com esta origem nunca foram tratadas pelas autoridades como as fontes mais “nobres”, tais como a hidráulica, petróleo, gás natural, carvão mineral e nuclear, para as quais existem políticas energéticas específicas.

Os recursos renováveis representam cerca de 20% do suprimento total de energia no mundo, sendo 14% proveniente de biomassa e 6% de fonte hídrica. No Brasil, a proporção da energia total consumida é cerca de 35% de origem hídrica e 25% de origem em biomassa, significando que os recursos renováveis suprem algo em torno de 2/3 dos requisitos energéticos do país.

Dois bilhões de pessoas dependem da lenha como fonte de energia, e o consumo mundial é de 1,1 bilhão de metros cúbicos (a maior parte nos países em desenvolvimento). No Brasil a lenha (cerca de 38% dos lares brasileiros ainda a utilizam, para cozinhar) ocupa a terceira posição em fonte de energia utilizada, sendo extraída das poucas reservas que restam no país.


Resíduos (agrícolas, pecuários e urbanos)

Os resíduos orgânicos, podem ser transformados por intermédio da digestão anaeróbica (processo de degradação da matéria orgânica por determinado grupo de microorganismos, na ausência de oxigênio), para resultar em gás combustível com teores de metano em torno de 60 a 70 %, e dióxido de carbono, de 20 a 30%, além de outros gases. A borra do digestor pode ser utilizada como fertilizante. O biogás possibilita diversas aplicações: cocção de alimentos, geração de energia em lampiões, geladeiras, chocadeiras, fornos industriais e também geração de energia elétrica. No Sul do Brasil estima-se que existam 10 mil biodigestores rurais em funcionamento.

O lixo municipal pode ser convertido em combustível para o transporte, indústrias e mesmo residências. Em São Paulo-SP, está a maior usina do mundo com este tipo de energia.

Diversas usinas de açúcar e destilarias estão produzindo metano a partir da vinhaça.
O gás resultante está sendo utilizado como combustível para o funcionamento de motores estacionários das usinas e de seus caminhões e o bagaço como combustível etc. O equipamento onde se processa a queima ou a digestão da biomassa é chamado de biodigestor. Numa destilaria com produção diária de 100.000 litros de álcool e 1.500 m3 de vinhaça, possibilita a obtenção de 24.000 m3 de biogás, equivalente a 247,5 bilhões de calorias. O biogás obtido poderia ser utilizado diretamente nas caldeiras, liberando maior quantidade de bagaço para geração de energia elétrica através de termelétricas, ou gerar 2.916 KW de energia, suficiente para suprir o consumo doméstico de 25.000 famílias.


CAUTELAS NECESSÁRIAS

Apesar das vantagens citadas, a utilização da biomassa em larga escala também requer alguns cuidados que devem ser lembrados, nas décadas de 1980 e 1990 a expansão explosiva da indústria do álcool no Brasil evidenciou isto. Empreendimentos para utilização de biomassa em larga escala podem ter impactos ambientais preocupantes. O resultado pode ser destruição de faunas e floras com extinção de espécies, contaminação do solo e mananciais de água por uso de adubos e defensivos e manejo inadequado. O respeito à diversidade e a preocupação ambiental deve reger todo e qualquer projeto de utilização de biomassa.

____________________________________________________________________
Fontes:

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/biomassa.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomassa
http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1B/ebiomassa.html
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/exemplar9.html
http://www.inee.org.br/biomassa_sobre.asp?Cat=biomassa
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/biomassa.html
http://www.greenpeace.org.br/tour2004_energia/renovaveis.php?pagina=biomassa
http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/esg62.htm

Nicole Manes

0 comentários: